Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.





Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

30.5.11










Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
Festas Juninas no Nordeste 
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 
Comidas típicas 
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuz-cuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 

Tradições 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

15.5.11

Dicas para trabalhar com maternal
Sugestões de Atividades:

- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

- Apresentação das cores.

- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

- Contos de histórias curtas.

- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

- Traçados simples: Coordenação Motora.

- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

Estímulos para os bebês:
“O adulto precisa apresentar o mundo”

• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...

5.5.11

Ei, colegas...
Alguém conhece alguma escola que esteja precisando de professora?!
Meu estágio acabou e estou procurando emprego.
Se souberem entre em contato comigo:

4.5.11










DIA DAS MÃES
    A comemoração do Dia das Mães teve origem nos Estados Unidos. Uma jovem americana, Ana Jarvis, havia perdido a mãe e estava profundamente triste. Algumas de suas amigas resolveram prestar uma homenagem à mãe de Ana. E no segundo domingo de maio do ano de 1907 foi celebrado por elas o primeiro Dia das Mães. No ano seguinte, a comemoração já foi uma cerimônia pública!

Uma data tão bonita não podia deixar de chamar a atenção do resto do mundo! Atualmente, praticamente todos os países celebram o dia das mães. As datas podem variar de país para país, mas o importante é que todos celebram a paz, o amor, o carinho, a proteção, a beleza e tudo mais que as mães representam!
No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez em 1918, em Porto Alegre, pela Associação Cristã de Moços.
O dia das mães no mundo:
·         2º domingo de maio - Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros
·         1º domingo de maio - Portugal, Espanha, África do Sul
·         2º domingo de outubro - Argentina 
·         Último domingo de Maio - França e Suécia
Para comemorar esta data maravilhosa, preparamos algumas sugestões diferentes para você fazer para a mamãe.
    Além disto, vamos indicar alguns trabalhos feitos por artistas famosos, para servir de inspiração. Você vai ver como está tudo muito bacana!
Pois é pessoal, as mães realmente merecem muito amor e carinho!
Está curioso??? Então vamos à nossa primeira sugestão:
1) Mensagens:
As mensagens escritas nos cartões ajudam a reforçar o quanto sua mãe é especial! Seguem algumas sugestões para você:
1.    Para a melhor mãe do mundo, um cartão especial...
2.    Mamãe, nós te amamos!
3.    Mãe, você é especial e neste dia vai receber amor e carinho em dobro...
4.    Todo dia é dia das mães, mas hoje temos um dia inteiro para comemorar...
5.    Mãe! Neste dia especial fizemos este cartão para dizer o quanto te amamos!

2) Poesias
Quem tem o dom de fazer poesias, sempre se lembra de homenagear as mães! Você pode aproveitar e dedicar uma poesia à sua mãe ou criar uma especial para ela!
Você poderá apresentar a poesia de diversas formas... Uma sugestão bem diferente é fazer um recital. Para isso, monte um pequeno palco na sala, na varanda, jardim ou playground... Deixe tudo bem bonito, com balões, fitas coloridas ou desenhos feitos por você. Para fazer as cortinas do palco, use lençóis ou toalhas... Enfim, use a imaginação para deixar tudo bem bonito. Claro que sua mãe só poderá ver quando estiver tudo pronto para o recital!
Se preferir poderá escolher um papel de carta bem bonito, caprichar na letra e entregar para a mamãe.
Outra sugestão é usar um papel pardo e escrever a poesia com letras grandes, e também fazer desenhos. Antes de sua mãe acordar, entre no quarto sem fazer barulho e pendure na parede. Quando ela acordar vai ver de cara sua homenagem!

3) Músicas
Se você gosta de cantar, faça uma música e cante para a sua mãe. Que tal chamar os amigos e montar uma banda e fazer um show para comemorar! Não deixe de montar um palco, no item acima sobre poesias tem várias dicas para montar um palco super-rápido e criativo.

4) Quadros famosos
Se você gosta de pintar, que tal fazer um retrato da mamãe para que ela possa colocar na sala, ou ao lado da sua mesinha de cabeceira ou até mesmo levar para enfeitar a mesa de trabalho dela.

5) Lembranças interessantes
Sua mãe vai adorar receber uma lembrança feita por você! Nós ajudamos com algumas ideias muito úteis, veja só:
Sua mãe adora livros? Então você pode escolher um especial para dar de presente para ela e também fazer um marcador de livros também especial.




Crie glitters aqui!
recadosparablogseorkut.com

Origem da Mensagem: Recados para Blogs e Orkut