Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.





Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

4.4.11

ATIVIDADE DIRIGIDA

Brincar é uma atividade fundamental e indispensável ao desenvolvimento infantil. Com a brincadeira a criança experimenta uma série de ações que a auxiliam na elaboração e re-elaboração de suas vivências afetivas, cognitivas, sociais, sem mencionar o benefício que traz ao seu desenvolvimento físico.

E é verdade que um adulto que brincou mais enquanto criança tem mais oportunidades para enriquecer sua vida pessoal, apresentando-se mais criativo e equilibrado.

Mas, numa situação dirigida, para que a brincadeira seja producente e atinja seus objetivos, deve ser bem organizada, conduzida e avaliada. Precisa de uma condução firme, justa e clara, ou seja, as orientações devem ser de fácil compreensão e numa sequencia lógica. E, principalmente, para motivar as crianças a participarem da atividade, o professor ou monitor precisa mostrar um entusiasmo autentico.

Importante lembrar, que numa situação escolar, nem todas as crianças poderão participar ao mesmo tempo; neste caso, recorre-se ao revezamento... uns jogam, outros torcem.

Para acalmar as crianças e iniciar outra atividade, disponha de alguns minutos para conversação, tecendo alguns comentários sobre o que acabara de acontecer.

E lembre-se disso:

Sempre planeje: escolher a recreação adequada, considerando as características dos participantes - idade, interesses, número de crianças, materiais necessários, espaço disponível etc.

Prepare o grupo: motivar as crianças para a atividade e ser bastante claro ao apresentar as regras, garantindo a compreensão de todos.

Durante a atividade: procure manter a ordem, auxiliando aqueles que apresentarem mais dificuldades, mas distribuir atenção a todos.

Ser calmo, porém firme e justo, pois só assim será respeitado. E tome cuidado para não ser rígido... é um momento de brincadeira, além do que, punição não combina  com diversão. Não pode haver recreação sem prazer. É preciso despertar e manter a alegria.
No trabalho prático, além do conhecimento das técnicas, é necessário que o professor conheça alguns procedimentos didáticos que irão auxiliar efetivamente o seu desempenho durante as atividades.

 Observar se todas as crianças estão participando ativamente nas atividades propostas e se estão tendo oportunidade suficiente para isto;

 Envolver as crianças mais novas na atividade, o mais rápido possível;

 Estimular a participação de todas as crianças, inclusive aquelas que apresentem dificuldades na execução, por qualquer que seja o motivo. Dar atenção especial para que elas possam superar suas dificuldades;

 Alguns jogos de "eliminar" tendem a colocar fora os mais vagarosos ou menos habilidosos. Use métodos pelos quais as crianças eliminadas possam retornar o mais breve possível;

 Dê à criança condições para criar novas formas de movimento. Ela necessita de oportunidade para testar suas próprias idéias, resolver problemas com o seu próprio movimento.

 Se uma criança surgir como líder, dê oportunidade pora ela liderar, responsabilidades que possa assumir;

 A formação de grupos é um modo efetivo para o trabalho e oportunidade para o surgimento de liderança. Lembrar que tanto a composição do grupo, quanto a liderança devem ser mudadas, para permitir que todos tenham a experiência de liderar;

 Na seleção de grupos usar métodos que não deixem crianças sem grupo;

 Ensinar as crianças a cuidarem do material usado. Tenha um sistema para retirar e guardar, pois elas deverão fazer isto sempre que possível;

 Em algumas tarefas a serem realizadas pelos alunos, o professor deve explicar, sem, contudo demonstrá-la para que a criança encontre a maneira de realizá-la com seu próprio movimento.

 A motivação pode ser conseguida através do método "Quem é capaz?" e o professor deve aproveitar os melhores executantes como exemplo;

 Quando se faz necessário a correção de algum exercício perante a classe, o professor deve:

* *colocar as crianças sentadas de forma que todas consigam enxergar o executante
* * mostrar a maneira correta de executar a atividade
* * pedir que, após a demonstração, todos experimentem realizar a atividade corretamente.

A atividade desenvolvida em pequenos grupos é muito importante, pois dá à criança a oportunidade de ajudar o companheiro, observar as suas ações e às vezes corrigir a si própria e/ou ao outro;

Circular entre as crianças permite ao professor verificar quais estão com dificuldade e ajudá-las;

Estabelecer um sinal de parada para a classe ter a atenção é muito útil. Normalmente a elevação do braço acompanhada pela voz e eficaz.

E acima de tudo,  o bom senso dita as regras a serem aplicadas a cada grupo de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário





Crie glitters aqui!
recadosparablogseorkut.com

Origem da Mensagem: Recados para Blogs e Orkut