ATIVIDADE DIRIGIDA
Brincar é uma atividade fundamental e indispensável ao desenvolvimento infantil. Com a brincadeira a criança experimenta uma série de ações que a auxiliam na elaboração e re-elaboração de suas vivências afetivas, cognitivas, sociais, sem mencionar o benefício que traz ao seu desenvolvimento físico.
E é verdade que um adulto que brincou mais enquanto criança tem mais oportunidades para enriquecer sua vida pessoal, apresentando-se mais criativo e equilibrado.
Mas, numa situação dirigida, para que a brincadeira seja producente e atinja seus objetivos, deve ser bem organizada, conduzida e avaliada. Precisa de uma condução firme, justa e clara, ou seja, as orientações devem ser de fácil compreensão e numa sequencia lógica. E, principalmente, para motivar as crianças a participarem da atividade, o professor ou monitor precisa mostrar um entusiasmo autentico.
Importante lembrar, que numa situação escolar, nem todas as crianças poderão participar ao mesmo tempo; neste caso, recorre-se ao revezamento... uns jogam, outros torcem.
Para acalmar as crianças e iniciar outra atividade, disponha de alguns minutos para conversação, tecendo alguns comentários sobre o que acabara de acontecer.
E lembre-se disso:
Sempre planeje: escolher a recreação adequada, considerando as características dos participantes - idade, interesses, número de crianças, materiais necessários, espaço disponível etc.
Prepare o grupo: motivar as crianças para a atividade e ser bastante claro ao apresentar as regras, garantindo a compreensão de todos.
Durante a atividade: procure manter a ordem, auxiliando aqueles que apresentarem mais dificuldades, mas distribuir atenção a todos.
Ser calmo, porém firme e justo, pois só assim será respeitado. E tome cuidado para não ser rígido... é um momento de brincadeira, além do que, punição não combina com diversão. Não pode haver recreação sem prazer. É preciso despertar e manter a alegria.
No trabalho prático, além do conhecimento das técnicas, é necessário que o professor conheça alguns procedimentos didáticos que irão auxiliar efetivamente o seu desempenho durante as atividades.
* *colocar as crianças sentadas de forma que todas consigam enxergar o executante
* * mostrar a maneira correta de executar a atividade
* * pedir que, após a demonstração, todos experimentem realizar a atividade corretamente.
E acima de tudo, o bom senso dita as regras a serem aplicadas a cada grupo de crianças.
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